sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Jacqueline Laranjo

Um dos presentes que recebi neste ano — e foram muitos, acho que devido à uma decisão de cuidar mais de mim e da minha família — foi conhecer Jacqueline Laranjo e tê-la como minha Tutora de Referência no Curso de Formação de Tutores e na oferta do III Percurso Discente Universitário oferecido pelo Giz/Prograd/UFMG.
Durante esta trajetória, Jacqueline soube equilibrar minha autonomia com os momentos em que eu necessitei de uma orientação mais diretiva. Um dia, com muita delicadeza, pediu-me que colorisse o blog. No começo estranhei, ela nunca tinha demonstrado preocupação com esse tipo de detalhe durante o curso. Mas, depois, entendi: precisava explorar mais meu processo. "Colorir" significava "dar sentido, cuidar mais", ver meu processo com "boniteza", como diria Moacir Gadotti. Com a escrita e a apresentação do portfólio, sinto-me aos poucos começando a caminhar sozinha nesta formação que decidi continuar durante a minha participação no III PDU: a de tutora à distância. Mesmo assim, posso ainda perceber suas palavras me norteando. 
Acho que é isso que é ser professora/tutora/orientadora/mestra/facilitadora: estar presente sem sufocar e ir sem se ausentar por completo. Neste sentido, aprendo: professores marcam as trajetórias de seus alunos para sempre!
Quando eu achava que já tinha recebido muito, aprendo que há pessoas cuja generosidade é infinita. Não vou tentar explicar, prefiro compartilhar a linda mensagem enviada por Jacqueline, no final do curso, em 01 de outubro de 2014.

Olá Alessandra

adorei o seu blog, estou muito orgulhosa, pois  foi um prazer trabalhar e aprender com você durante esse curso de formação de Tutores, tenho certeza que você terá um caminho florido em sua carreira como pedagoga. Sua competência e habilidade me faz acreditar ainda mais na educação como força propulsora para mudanças reais neste país. Não saberia defini-la melhor do que Drummond...
¨Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta.
De sol quando acorda.
De flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.
Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça.
Lambuzando o queixo de sorvete.
Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro.
E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.
Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.
De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis

Parabéns, Deus abençoe sua vida, sua família e seu sucesso profissional.
E obrigada do fundo do meu coração pela imensa ajuda no percurso enquanto me preparava para a qualificação!!


Abraços

-- --

Jacqueline Laranjo
Tutora GIZ/PROGRAD/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário