quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Plano de Estudos e Plano de Ação

Na segunda, dia 15 de setembro de 2014, foi aberta a aba "Plano de Estudos" e, no dia 17 de setembro, a aba "Plano de Ação".

O "Plano de Estudos" tem como objetivos:
  • Compreender a importância do planejamento
  • Conhecer a organização dos currículos de graduação
  • Possibilitar que o estudante exerça autonomia e auto-gestão da sua formação acadêmica
 
O "Plano de Ação" tem como objetivos:
  • Elaborar um Plano de Ação que expresse o que foi apreendido nas atividades de revisão e reflexão sobre a caminhada estudantil e traçar os novos passos na vida universitária.
  • Aplicar o conhecimento adquirido na oficina e utilizar dos recursos tecnológicos no planejamento de atividades acadêmicas.
  • Socializar o Plano de Ação elaborado, apreciar e comentar os Planos socializados pelos colegas.


Fiquei muito satisfeita com os Planos de Ação postados pela(o)s estudantes que fizeram a Oficina Leitura e Escrita Acadêmica. Ficou claro que o conteúdo contemplou as expectativas da turma, além de ser tema valorizado para o percurso acadêmico.

De forma geral, os Planos de Ação foram excelentes! Realmente proporcionaram uma reflexão importante para a vida acadêmica, relacionando a trajetória pessoal à escolha profissional, culminando com um planejamento da vida universitária. Foi perceptível o aprendizado da(o)s estudantes e a importância dos temas ofertados nas oficinas.

É muito interessante a sugestão do portfólio como metodologia de finalização do curso. Tenho percebido o quanto venho refletindo sobre tudo o que vivenciei e vivencio no Curso de Formação de Tutores e na minha vida acadêmica de forma geral. Fico agora sempre pensando em melhorar a qualidade das minhas leituras, do meu estudo, buscando sempre pensar criticamente sobre o que tenho feito na universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário