quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Orientada e Desorientada


Durante o PDU tive duas orientadoras: Jacqueline Laranjo, minha tutora de referência, e Maria de Lourdes Coelho, coordenadora do Percurso Discente Universitário - PDU.

Meu contato mais próximo e diário foi com Jacqueline, durante a oferta da Oficina Leitura e Escrita Acadêmica. Foi uma orientação que deu certo porque trabalhamos de forma muito parecida. Então, nosso trabalho transcorreu calmamente, de forma harmônica. Com ela, aprendi muitas coisas importantes: organizar prazos e procedimentos;  avaliar atividades; incentivar a participação no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem); fazer o portfólio (escrita e estética). Já no início de nosso contato, apresentou-me um dos textos mais lindos que já li sobre a escrita acadêmica: A Relação entre o Processo e o Produto na Escrita, do Prof. Edson Nascimento Campos.

Orientação da Jacqueline: uma ponte entre o início e o fim do Curso de Formação de Tutores.
 
Com Lourdinha, a orientação foi mais intensa. Sua forma de trabalho é bem peculiar, chamando-me maior atenção seu estilo de gestão. Como gosto da área, observava a atuação dela na coordenação do III PDU. Se, por um lado, fui orientada por ela nos meus procedimentos, por outro seu estilo geracional me deixava bem confusa. Com o tempo, comecei a compreender sua forma de trabalho, mas não sem questionar as normas ou expor minhas dúvidas, discordâncias e angústias. Acredito que tenha sido a tutora que mais deu trabalho para ela no Curso de Formação de Tutores. Muitas das reflexões aqui contidas, indicando mudanças ou permanências na minha forma de pensar, foram provocadas por ela a partir das minhas colocações no AVA. Foi um desafio que me encantou.



Orientação da Lourdinha: uma esfera com vários caminhos imbricados, lembrando uma espiral ascendente, resultando em um trabalho árduo, com muitas facetas e, portanto, desafiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário