quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Trilhas, trajetórias, percursos, caminhos

Se há alguma coisa que me mobilizou neste ano foi traçar caminhos!

No início do ano, ao definir o tema do meu TCC, escolhi justamente os jogos de trilha. Naquele momento não me veio à cabeça nenhum questionamento sobre o motivo da minha opção, durante o estágio em uma escola cuja logomarca é um caminho, percorrido sobre a Serra do Curral, em Belo Horizonte.

Da mesma forma, concluí dois cursos no II Percurso Discente Universitário no primeiro semestre. No segundo semestre, fui tutora no III PDU. Ou seja, se no primeiro semestre tive tutores que me ajudaram no meu caminhar, no segundo assumi esta tarefa para ajudar outros estudantes no seu percurso no III PDU e na UFMG.

Pessoalmente, tenho me debruçado sobre a minha trajetória de vida, com a ajuda de uma pessoa competente que tem feito o papel de pedagogo — aquele que conduz ao saber — estendendo-me a mão e me auxiliando a significar e ressignificar vivências.

Mas sou, eu mesma, estudante de Pedagogia, e um dia vou ocupar o lugar de professora/tutora/facilitadora/mediadora/mestra/educadora de estudantes durante seu processo de ensino-aprendizagem.

Este portfólio nada mais é do que uma ação reflexiva sobre trajetórias de vida que escolhi e venho escolhendo, direcionando-me para um futuro planejado.

Acredito que ter tantos contatos com trilhas, trajetórias, percursos e caminhos não se trata de simples coincidência. Há aí algo para ser pensado com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário