Durante a apresentação do meu trabalho,
na XXIII Semana do Conhecimento da UFMG (13 a 17 de outubro de 2014),
decidi traçar meu percurso acadêmico com ênfase no despertar do meu
interesse pela leitura e pela escrita acadêmica, principalmente no que
diz respeito ao plágio e à integridade acadêmica.
Como disse no meu Memorial, o plágio em um projeto de TCC em grupo me fez buscar informações sobre o tema e teve desdobramentos muito positivos para a minha vida acadêmica: a criação de um blog chamado "Foi Plágio"; a oportunidade de escrever um texto sobre plágio em coautoria com Ana Terra ; a decisão de me matricular, já de volta à UFMG, no curso "Leitura e Escrita Acadêmica" no Giz; ser tutora no mesmo curso no segundo semestre.
No III Percurso Discente Universitário, abrimos um fórum de discussão sobre plágio na Oficina Leitura e Escrita Acadêmica e o resultado foi satisfatório porque conseguimos sensibilizar estudantes para a integridade acadêmica. Tenho certeza de que todas as pessoas que participaram deste fórum estão atentas para as infrações éticas que podem ser cometidas em trabalhos acadêmicos. Além disso, é muito interessante observar que a falta de informação sobre a escrita acadêmica é percebida pelos estudantes. Logo, o conteúdo da Oficina LEA se estendeu para um debate sobre a qualidade da educação também, sobre o comprometimento das instituições educacionais com a produção de uma escrita acadêmica ética e esteticamente satisfatória.
Muitas pessoas ainda não entendem a minha preocupação, uma vez que uma monografia é o que chamam de "literatura cinzenta", o que dá a falsa impressão de ser pouco acessada ou divulgada. Vejamos a definição dada por Diniz e Terra (2014, p. 64):
Literatura cinzenta é aquela produzida em contextos de menor monitoramento quanto a qualidades editoriais, como relatórios de pesquisa, anais de congressos e working papers. Um material divulgado como literatura cinzenta não se submete às regras de periódicos ou editoras [...] mas é uma forma mais ágil que a literatura convencional de difundir resultados recentes de pesquisas.
Como a própria definição acima demonstra, a literatura cinzenta não quer dizer que não seja acessada. Pelo contrário, como aponta Plobación (1992), a literatura cinzenta é importante para a produção de conhecimento científico.
Ou seja, mesmo sem passar pelo crivo de uma comissão editorial, uma monografia de final de curso é importante para o desenvolvimento da ciência e pode ser acessada como fonte de informação científica. A qualidade e a importância deste tipo de produção acadêmica são reconhecidas na pesquisa científica.
Além da importância destes documentos e da sua acessibilidade, não é tão difícil como parece que um plágio ou outra infração ética sejam descobertos em encadernações supostamente esquecidas nas prateleiras das bibliotecas. Há, pelo menos, duas razões para isso: a primeira é que as publicações atuais são disponibilizadas também em formato eletrônico, facilitando o acesso ao texto por pesquisadores provenientes de qualquer lugar do mundo; a segunda é que uma monografia, mesmo que publicada apenas no formato impresso, pode ser encontrada e lida por alguém que, obviamente, se interessa pelo tema. Esta segunda razão me leva a crer que um pesquisador é capaz de reconhecer, facilmente, o plágio e outras infrações éticas (autoria compadrio, publicação salame, "autoplágio", etc.) uma vez que se debruça sobre o tema pesquisado. Concluindo, o plágio em monografias de final de curso, além de grave falta ética, é também passível de ser descoberto com muito mais facilidade do que parece.
Por tudo isso e, principalmente, por acreditar que eu posso fazer melhor do que me apropriar indevidamente do que outros autores escreveram, que eu decidi me dar a oportunidade de buscar um curso de qualidade, onde a ética na escrita seja valorizada e ensinada. Da mesma forma, busquei participar, como aluna e como tutora, de oficinas de Leitura e Escrita Acadêmica, para aprimorar meu conhecimento e levar esta reflexão para outros estudantes que podem ser plagiadores ou plagiados se não souberem o que é plágio e como evitá-lo.
REFERÊNCIAS
DINIZ, Débora; TERRA, Ana. Plágio: palavras escondidas. Brasília: LetrasLivres; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014. 196 p.
POBLACIÓN, Dinah Aguiar. Literatura cinzenta ou não convencional: um desafio a ser enfrentado. Ci. Inf., Brasília, N. 21, Vol. 3, p. 243-246, set./dez. 1992. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/04/pdf_9eb9bd10da_0009060.pdf
Seguem, abaixo, as postagens feitas pela(o)s estudantes da Oficina. Toda(o)s autorizaram sua reprodução, sem a identificação da autoria.
___________________
Tópico
Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Acho
que a discussão do plágio, em algum nível de ensino — início da
faculdade, no Ensino Médio — [...] não pode ser descolada da questão de
como as pessoas estão aprendendo a escrever, por exemplo, no ambiente
acadêmico"
Prezada(o)s estudantes:
Concomitantemente à uma conversa sobre plágio acadêmico, com base no material disponibilizado nos links: Arquivos sobre Plágio Acadêmico e na Midiateca, convido vocês para uma conversa mais ampla um pouquinho: a integridade acadêmica.
Vamos pensar em uma situação cotidiana da(o) estudante universitária(o): os trabalhos em grupo.
- Como a(o)s estudantes realizam estes trabalhos?
- Como fica a questão da escrita coletiva e da autoria? O texto final é colaborativo ou se trata de autoria compadrio?
- Como estes trabalhos podem prepará-la(o)s para a escrita coletiva de artigos científicos?
- Como vocês lidam com o plágio nos trabalhos acadêmicos? Conseguem identificá-lo? Se sim, o que você faz quando percebe que um trabalho, que levará seu nome, contém plágio?
Alessandra
Equipe Giz.
______
É muito bom entender o procedimento
acadêmico, as citações que devem ser necessárias e as normas. Estou
muito satisfeito com este curso.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Que bom, [...]. Eu, e certamente Jacqueline, Amanda e Ângela ficamos satisfeitas que esteja gostando. :oD
Se puder, participe do fórum comentando o que quiser: dúvidas, casos, informações.
Se preferir, podemos falar também sobre a integridade acadêmica, como sugeri.
Mas não é obrigatório. Então, fique à vontade.
Alessandra
Equipe Giz.
______
ok. Muito obrigado!
Poderia, por gentileza, verificar se mandei corretamente as duas
tarefas Essenciais? As vezes tenho dúvidas. Já fiz as tarefas, agora
comentar as outras e aguardar as próximas.
Obrigado pelo respeito e carinho de vocês!
Atenciosamente: [...]
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Oi [...]: por nada. Por favor, observe que esta dúvida deve ser postada no "Fórum de Dúvidas".
Segue o link para o qual ela foi transferida e respondida: https://virtual.ufmg.br/20142/mod/forum/discuss.php?d=8841#p35263
Vamos, então, dar andamento à nossa conversa sobre plágio acadêmico?
Abraços,
Alessandra
Equipe Giz.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Plágio,
Este é mesmo um assunto grave e a grande maioria dos alunos não sabe o que é ou ignora a existência deste.
Sempre em meus trabalhos tento não cometer este erro, sempre indico
as fontes necessárias e tento ser mais o mais original possível,
desenvolvendo as minhas próprias idéias sobre o assunto.
Quanto à escritas acadêmicas como artigos e resumos estou começando a
minha caminhada e espero conseguir, principalmente agora que estou
fazendo o curso e aprendendo mais, não cometer plágio de maneira alguma.
Att,
[...]
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Oi [...]:
Eu
penso exatamente como você. Trata-se de erro grave e já vi casos de
perda de títulos de Mestrado e Doutorado com indenizações aos autores
originais da ordem de R$10.000,00 (sim, dez mil reais).
Nos trabalhos acadêmicos, varia muito de um professor para outro mas um zero no trabalho não é exagero do professor não.
Artigos publicados também podem ser cancelados e o autor acaba exposto publicamente porque o cancelamento é publicado também.
Ou seja, nunca, nunca, nunca devemos cometer plágio.
Sobre a charge, kkkkkkkkk. É assim mesmo! hahahaha Boa!
Alessandra
Equipe Giz.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Olá [...]
adorei essa charge ... muito boa mesmo!!!
Mas eu penso também que o plágio não ocorre somente por "esperteza"
ou "preguiça" do aluno, eu descobri que muitos estudantes fazem plágio,
porque não são treinados sobre a forma correta de ler, interpretar e
escrever sobre o que leu com as próprias palavras. Depois que passei a
dar aulas sobre com fazer citações diretas e indiretas e escrita e
leitura acadêmica, observei a diminuição de plágio nos TCCs dos meus
alunos. Hoje em dia penso que não temos mais esse problema.
O que vocês acham???
Abraços
Jacqueline Laranjo
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Oi Jacqueline:
Sua
consideração lembrou-me de ponderações feitas também pela Profa. Débora
Diniz, da UnB, que podem ser vistas neste vídeo de 3 minutos:
Esta
autora tem também diversos textos sobre o tema e é, como você, uma
professora que destaca o papel do educador neste processo de letramento
acadêmico. Lembrou-me também da fala da Profa. Ana Eliza Ribeiro no
UFMGTube, vídeo disponibilizado na nossa Midiateca. :o)
Em tempo, a Profa. Débora Diniz tem dois livros ótimos, um lançado em 2012 e outro que está sendo lançado no próximo dia 16.
1. DINIZ, Débora. Carta de uma Orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. Brasília: Editora LetrasLivres, 2012. 108p.
2. Plágio: palavras escondidas, escrito por Débora Diniz e Ana Terra Mejia Munhoz. http://now-events.net/br/page/2647381
Tem
também este Prezi dela, que dá uma ideia das questões envolvidas quando
o assunto é integridade acadêmica. Provavelmente, foi utilizado em uma
palestra (snifff, eu não vi...): http://prezi.com/47o3j3-8wzof/untitled-prezi/
Abraços,
Alessandra.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Pois é Jacqueline, este é um ponto crucial... Como cobrar se não é ensinado?
Percebo na minha turma que a maioria dos meus colegas realmente não
sabem da gravidade das cópias, isso não lhes foi ensinado ao longo da
vida de estudante até o ensino médio e nem até agora na Universidade.
Em geral nas Universidades alguns poucos professores orientam sobre a
importância das citações e como utilizá-las, outros sequer se importam
com o conteúdo dos trabalhos que recebem.
Senti falta de uma matéria no início do curso para orientação de
trabalhos acadêmicos na grade curricular, por isso quis tanto fazer este
curso de leitura e escrita acadêmica, pois tenho certeza que vai me
ajudar muito nos meus trabalhos do dia a dia na faculdade e para a minha
produção em geral.
Nas outras faculdades em que estudei tive matérias de orientação nos
primeiros períodos. E não faz falta apenas pela questão do plágio e das
citações, mas também para saber organizar e utilizar as regras vigentes
para textos acadêmicos, pois não é só no final do curso para fazer o TCC
que precisamos desse conhecimento.
Percebo todos os dias a dificuldade que a maioria dos alunos têm em
fazer um resumo, uma revisão de literatura ou até mesmo um relatório.
Acho que é preciso dar uma atenção especial para estes ensinamentos
que serão tão importantes para a produção acadêmica e científica.
Att,
[...]
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Pessoal:
[...] e [...] teceram comentários sobre o tema. A tutora Jacqueline insere na nossa conversa a reflexão sobre a falta de informação como motivo para o plágio. [...] contribui também trazendo relatos de outras experiências acadêmicas. Eu destaquei a má fé (ao contrário da falta de informação) e citei possíveis punições. Por outro lado, a fala da Profa. Débora Diniz no vídeo se parece muito com a problematização feita por [...] e Jacqueline.
E os demais, o que acham? Quem mais quer compartilhar conosco sua opinião? E dúvidas? Alguém tem alguma dúvida sobre o tema?
Como [...] disse, vamos aproveitar a oportunidade!
Abraços,
Alessandra
Equipe Giz.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Verdade [...] e Alessandra,
a maioria dos professores parte do pressuposto que isso foi ensinado
em algum tempo da vida escolar do estudante, e não dão a devida
importância, preocupam apenas e tirar pontos pela forma inadequada de
apresentação do trabalho acadêmico.
Eu por exemplo nunca havia aprendido sobre isso, até que resolvi
fazer mestrado e precisei escrever um projeto. Diante da dificuldade
encontrada preferi pagar um curso de metodologia científica e hoje não
me arrependo porque o conhecimento apreendido naquela época é utilizado
até hoje por mim, como aluna do doutorado e como professora de TCC.
Agora, na graduação aqui a UFMG os alunos podem buscar por exemplo na
Biblioteconomia e/ou Ciência da Informação, disciplinas que ajudarão
nessa aprendizagem. Sem falar é claro do PerCursos Discente
Universitário do GIZ, não é mesmo!!!
Abraços
Jacqueline Laranjo
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Oi Jacqueline, [...] e demais:
Este
debate é interessante porque a gente já começa a perceber o papel do
professor também. Uma coisa é proporcionar ao aluno a possibilidade de
construir o conhecimento. Outra coisa é partir do pressuposto de que as
pessoas aprendem tudo sozinhas, de que o aluno "se vira", o que chamo,
ironicamente, de "pedagogia ligue-djá": o professor que acha que o
estudante aprende do nada.
E
não é assim, o professor está lá e tem o papel de orientar, ajudar,
facilitar, mediar, nortear... Não é dar tudo de mão beijada, mesmo
porque isso é transferir conhecimento e a gente também não acredita mais
nisso. Mas também não é largar o aluno ao "Deus dará".
Aqui
na oficina temos vários espaços que tratam da formatação (ou
apresentação gráfica) de textos acadêmicos. Quem quiser, pode também dar
uma olhada no "Fórum de Dúvidas", ler as dicas para normalização e
postar dúvidas se as tiver.
Muito bacana esta reflexão porque insere a responsabilidade de ambos os lados na devida proporção.
Gostaria,
também, de saber a opinião dos demais sobre isso e sobre assuntos
relacionados. Sejam todas e todos bem-vinda(o)s! Vamos participar!
Abraços,
Alessandra.
Equipe Giz.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Achei muito interessante saber mais sobre o que é o plágio exatamente.
Algumas vezes ja percebi colegas não citando corretamente autores mas nunca vi a intenção realmente de plágio.
Meus professores sempre explicaram bem sobre isso. Diziam que citar é
necessário mas copiar ideias e dizer que são minhas é completamente
errado. Sempre procurei perguntar aos professores se estava citando
corretamente.
Algumas vezes eu mesmo tinha dificuldades em citar, mais
especificamente na forma ideal de como citar. É um pouco complexo no
início entender como escrever um texto acadêmico utilizando dados de
outros pesquisadores, como fonte de contextualização permanecendo com
originalidade. Citações são necessárias para credibilidade do trabalho
mas saber citar é importantíssimo.
Não sabia como identificar o plágio mas achei muito interessante as informações.
______
Oi [...]: que bom que foi esclarecedor. Quaisquer dúvidas em relação à escrita acadêmica podem ser sanadas consultando manuais online ou impressos. Ter este hábito ajuda muito na hora de redigir, corretamente, um documento acadêmico (trabalhos, relatórios, resumos, fichamentos, memoriais, etc.).
Alessandra
Equipe Giz.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Eis um assunto complicado e confuso!
Pra mim, plágio era apenas quando você faz uma cópia fiel de um texto
sem referenciar. Confesso que na pressa de entregar um trabalho, eu já
copiei as ideias centrais de um texto (ctrl c + ctrl v) e modifiquei
algumas palavras. E por incrível que pareça, muitos universitários ainda
fazem isso (copiar e colar) e quem perde com isso somos nós mesmos.
Perdemos a oportunidade de fazer uma análise crítica do assunto, formar
uma opinião sobre tal e adquirir mais conhecimento quando apenas
copiamos e colamos. Sempre que vou apresentar um trabalho meus
professores perguntam " de onde você tirou isso, ou aquilo", "coloque,
sempre a referência em baixo de cada slide".
É por isso também, que especifiquei na atividade de Leitura Acadêmica
que, apesar de não buscar as minhas fontes de leitura em bases de
dados, tenho o cuidado de analisar onde e por quem o texto foi
divulgado. Uma vez, li um artigo em pdf e quando terminei a leitura,
acessei um site que tratava do mesmo assunto. Por coincidência, o tal
site tinha alguns parágrafos idênticos ao texto em pdf, ou seja, Plágio!
Já aconteceu também de tentar copiar uma foto e aparecer escrito "as
imagens podem ter direitos autorais" ou algo do gênero.
Eu tive uma professora, no semestre passado, cuja disciplina se chama
"Fontes de Informação para pesquisadores e Profissionais" que nos deu
um trabalho final sobre fontes de informação. O tema do meu trabalho foi
"Patentes". É também uma propriedade intelectual, mas diferente de
direitos autorais e que eu não sabia muito bem como funcionava.
Contudo, é importante termos consciência do perigo de um plágio, para
evitar certos transtornos. Imagina, se ocorre um caso de plágio em uma
monografia, como já foi citado nos outros comentários? Super
constrangedor!
Abraço.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Oi [...]:
Obrigada, novamente, pelas valiosas informações.
Seu
relato destaca que é possível aprender a redigir textos acadêmicos
evitando problemas que podem ser considerados falta de integridade
acadêmica.
Abraços,
Alessandra
Equipe Giz.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
A questão do plagio deveria ser mais amplamente discutida no ambiente acadêmico, como um todo, pois vejo até docentes que o praticam como sendo algo normal e até mesmo "citação inocente", como disse certo docente no semestre passado ao ser questionado por não ter colocado o nome do altor em algo que retirou na integra de um artigo na internet
Se não há o exemplo, o que dizer dos que os teem com mestres.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Oi [...]:
O professor tem mesmo que dar o exemplo.
Agora,
uma coisa que acontece é que o pesquisador vai lendo tanto textos de um
autor e sobre um assunto, que acaba se apropriando de termos,
expressões e até ideias. Isso acontece também e não é má fé. Mas, quando
identificado, precisa ser feito da forma certa, ou seja, o autor original tem que ser citado.
Uma
vez, em uma apresentação de dissertação de Mestrado, a Banca
Examinadora constatou este problema em alguns trechos do texto. Mas o
mestrando tinha feito citações durante o texto, o original constava nas
referências, logo, tratou-se deste tipo de apropriação. Então, na
revisão, a Banca apontou a necessidade de dar atenção especial para
algumas citações que não foram identificadas a fim de eliminar o que
poderia ser interpretado como "plágio" quando o texto fosse publicado. No caso, não foi porque não houve má fé, não houve apropriação indevida, segundo a leitura feita pela Banca.
Então, há casos e casos. É preciso analisar cada um.
Eu
realmente sugiro, para quem está interessado em obter maiores
informações, a leitura dos livros de Débora Diniz, sendo um deles
escrito em coautoria com Ana Terra. A linguagem é acessível, as
informações são importantes e é uma boa referência para quem quer
produzir textos observando a integridade acadêmica. No caso de "Carta de
uma orientadora...", é excelente para quem está fazendo o TCC porque
vem com diversas sugestões em forma de carta mesmo, incluindo também o
planejamento, a escolha dos referenciais teóricos, etc. É um livro muito
interessante. :o)
E,
claro, enquanto estivermos com os fóruns abertos, podem postar aqui
comentários, casos e dúvidas para que possamos conversar mais sobre o
assunto.
Alessandra
Equipe Giz.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Olá!Paz e bem.
Mal comecei minha vida universitária, portanto ainda não tive a
oportunidade de realizar um trabalho em que eu corresse o risco de
cometer um crime de plágio.Mas pelas orientações que recebi para as
leituras dirigidas que serão cobradas já pude ver que ele não é nada bem
vindo!
Não posso dizer que eu seja totalmente ignorante da existência deste
fenômeno já que ele não só se apresenta na vida acadêmica, mas como
também na vida escolar básica. Ao ler cartilha disponibilizada sobre o
plágio, me lembrei de exercícios escolares em que, geralmente, as
respostas que nos eram cobradas vinham de copias do livro didático.
Talvez esse não seja o caso mais explícito e grave de plágio, mas eu
acho que quando uma resposta intelectualmente subjetiva é substituída
por uma simples cópia do texto nossa capacidade e disposição para evitar
o plágio é seriamente comprometida. Pessoalmente, eu não tinha muita
ideia de como o plágio se dava e devo dizer que a cartilha foi bastante
esclarecedora, me ajudara bastante em meus exercícios de leitura
dirigida, nos quais minha professora frisou bastante a importância das
citações.
Obrigado pela atenção!
_______
Oi [...]:
Considero
isso que você pontua como muito importante. Compartilho da sua
inquietação e questiono: qual é a diferença entre o plágio na
universidade e nos trabalhos escolares? Nenhuma! Plágio é plágio em
qualquer lugar. O que eu acho que acontece é que não é dada a devida
importância para o letramento acadêmico (leitura e escrita de textos
científicos) na Ed. Básica. Logo, talvez muitos estudantes da Ed. Básica
cometam plágio sem nem saber o que é. Imagino que não há má fé, há
falta de conhecimento, falta de informação.
Então,
penso que você tem toda razão quando questiona o letramento acadêmico
na Ed. Básica, quando pensa criticamente sobre a aquisição da leitura e
da escrita críticas apenas na universidade e reflete sobre a qualidade
dos textos que quer produzir.
Fico
feliz que tenha gostado do material que disponibilizamos. Vocês
continuarão com acesso à Midiateca mesmo após a conclusão do curso.
Inclusive, nos outros semestres, podem continuar acessando o AVA
(Ambiente Virtual de Aprendizagem) desta oficina. Então, estas
referências estarão sempre disponíveis. :o) Retornem sempre que necessário.
Da
mesma forma, como eu gosto do assunto, se precisarem de alguma
indicação no futuro sobre escrita e/ou integridade acadêmica, meu e-mail
pessoal é [...]. Podem enviar perguntas ou dúvidas
que, se eu souber de alguma referência que trata o tema, eu envio para
vocês. E, claro, sempre que souberem de livros, artigos e eventos sobre
letramento acadêmico e integridade acadêmica, se se lembrarem de mim,
fico grata pelo compartilhamento. :o)
Abraços,
Alessandra
Equipe Giz.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Plagio se trata de algo muito grave e que deve ser algo compreendido por todos do meio acadêmico.
O material disponibilizado é bastante interessante e esclarecedor, já
possuía conhecimento sobre muito do que continha neste material, porem
pude aprimorar mais o que eu possuía de conhecimento com relação tanto
ao plagio parcial quanto sobre a licença creative commons, esta a qual
eu desconhecia.
______
Re: Integridade Acadêmica e Trabalhos em grupo: texto colaborativo ou autoria compadrio?
Oi [...]:
Ficamos felizes que tenha gostado e aproveitado o curso.
Esperamos que faça mais cursos no semestre que vem.
Vejo
que o tema suscita questionamentos e reflexões. Eu também gosto deste
tema e ontem li um artigo interessante e lembrei-me do curso. Trata-se
do texto: Publicação em Bioética na América Latina: impasses e desafios - Dora Porto.
Abraços,
Alessandra
Equipe Giz.
______
Concordo, pois já aconteceu comigo, o fato de ler tanto determinado especialista e na apresentação de um trabalho, relativamente simples, sobre o assunto tratado, acabei utilizando vários termos técnicos que este escritor usava, entretanto apesar de ter citado ele como minha principal referência fui advertida pela professora por não fazer muitas citações diretas do mesmo.
Não entendi o que ela queria com tal fato, mas elogiou o trabalho apresentado.
______
Plagio
Colocando-o em prática o material deixará de ser exclusivamente conhecimento adquirido e passará ao patamar de aprendizado essencial ao desenvolvimento interpessoal.
______
Oi [...]:
Obrigada pela intensa participação.
Além
de ter que conter a citação da obra, as citações diretas também afetam a
estética do texto. Logo, é importante se apropriar mesmo das ideias do
autor, mas de forma ética. Neste sentido, falamos o que é,
proporcionamos, inclusive, um diálogo entre autores, mas precisamos
identificar quem disse o que.
Entendo
que não devemos interromper o texto toda hora com citação direta. É
preciso encontrar o equilíbrio para tornar a leitura aprazível. A
citação direta tem que "encaixar no texto", fazer parte dele mesmo, ser
necessária, corroborar um argumento. Senão, vira uma "colcha de
retalhos". Mesmo que os autores sejam todos citados, fica um texto ruim
de ler, sem coesão.
Também penso que a escrita permite trocas e produção de novas ideias, o que é essencial, como você pontuou.
Desejo a você sucesso no seu curso e na sua trajetória acadêmica.
Abraços,
Alessandra
Equipe Giz.
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