quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Interatividade

Perguntas geradoras:
  • Será que o que falta para os estudantes é saber como se dirigir aos colegas na Plataforma? 
  • Será que estamos menosprezando as dificuldades que se impõem para os estudantes quando fazem um curso EaD? 
  • Será que supervalorizamos o domínio de recursos das redes sociais, estendendo competências de acesso e comunicação para os cursos EaD? Se sim, quais impactos esta supervalorização pode causar na interatividade entre estudantes no AVA?

Mesmo incentivando a interatividade, percebe-se pelo gráfico abaixo que não conseguimos mobilizar a turma para participar mais dos debates no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). No gráfico abaixo, percebe-se que a interação é um tanto tímida, com maior tendência para explicar as próprias ideias mas com poucas intervenções junto aos demais participantes.

Em um horário extra para a apresentação dos Planos de Ação (para estudantes que não conseguiram estar presentes no Seminário de Encerramento), alguns estudantes apontaram que: ficam com medo de serem mal interpretados ao comentar uma postagem de um colega; não tem tempo para ler e comentar as postagens; não sabiam que há interatividade em cursos à distância. 

Isso me leva a questionar quais seriam os fatores que poderiam proporcionar maior interação entre participantes. O que os estudantes pensam que vai acontecer se pedirem explicações sobre o que os colegas postaram? E qual será a impressão que estes estudantes vão passar se reagirem (positiva ou negativamente) às postagens dos colegas? Será que dar algumas dicas de postagem de comentários, com algumas frases de auxílio, poderia ajudar? Frases tais como: concordo com você quando diz que... porém discordo quando pontua que... porque...; entendo o que diz mas penso um pouco diferente. Veja...; você toca em um ponto importante porque...; sua mensagem me levou a refletir sobre...; percebo o que diz de maneira diferente, permita-me colocar minha opinião...







Devido à baixíssima participação nos fóruns de discussão do curso, decidi sensibilizar a turma para participar mais. Para tanto, enviei a seguinte mensagem:

_____________
Prezada(o)s estudantes da Oficina Leitura e Escrita Acadêmica:

Percebo que a participação de vocês nos fóruns está muito baixa. Gostaria de convidá-la(o)s para aproveitar este final de semana e a semana que vem e interagir mais nos fóruns de discussão, mesmo que sua participação não seja obrigatória.

Temos três fóruns que possibilitam a interação entre vocês:

1. Fórum de Aquecimento: compartilha as impressões sobre o vídeo "Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris" e dados das pessoas matriculadas no curso e das tutoras;

2. Fórum "Estratégias de Leitura": possibilita o compartilhamento de estratégias de leitura usadas antes e depois do curso, identificando permanências e mudanças.

3. Fórum sobre plágio: debate o plágio acadêmico tendo se estendido para assuntos relacionados como, por exemplo, a integridade acadêmica e o letramento acadêmico.

Sugiro que leiam também as postagens do nosso "Fórum de Notícias" e que utilizem o nosso "Fórum de Dúvidas", se necessário.

Vamos lá, pessoal! Vamos aproveitar o curso. Já estamos na reta final! Vejam, novamente, nosso cronograma: https://virtual.ufmg.br/20142/pluginfile.php/127486/mod_label/intro/seta1.png

Abraços,

Alessandra
Equipe Giz

_______

Nenhum comentário:

Postar um comentário