quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Flexibilidade

Uma grande inquietação que tive durante o III PDU foi justamente lidar com as dilações de prazo e com as inúmeras chances que várias pessoas tiveram para concluir as atividades. Penso que a flexibilidade não pode sobrecarregar os tutores. Mas aprendi também que muitos estudantes querem fazer o curso mas que, por algum motivo realmente importante, não conseguem concluí-lo. Trata-se de um tema sobre o qual ainda quero pensar mais, ler e estudar.

Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Mariana Dutra de Carvalho Lopes - terça, 16 setembro 2014, 10:19
Olá, pessoal!
Seguem os novíssimos cancelamentos de inscrição:


_____


Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Alessandra Junho Gama Belo - terça, 16 setembro 2014, 10:47
Oi Mariana:
Isso seria ótimo porque agora o povo começa a pedir para retornar mas não faz absolutamente nada e isso desgasta a gente, sabe? A gente não consegue fechar planilha, fica com o aluno pendente, não vai nem fica...

Eu já orientei a enviar e-mail pedindo cancelamento, se não enviaram e estão sem fazer nada, acho que são desistentes mesmo...

Obrigada pelo retorno.
Alessandra.

______

Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Jacqueline de Castro Laranjo - quarta, 17 setembro 2014, 09:50
Ei Alessandra,

rsrsr entendo sua frustração com essa juventude ... dá uma passada de olhos no texto do professor Rymundo de Lima - Geração sem compromisso
Você não está sozinha!!!

Abraços
Jacqueline Laranjo
 ______


Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Renata Barbosa Figueira - quarta, 17 setembro 2014, 10:22
Ok Mariana!
Alessandra mas mesmo no percurso da pós e dos professores tem muita desistência.
Abraços

______


Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Karol Oliveira de Amorim Silva - quarta, 17 setembro 2014, 12:28
Obrigada Mariana, havia conversado com a [...] e ela pretende se inscrever no próximo.
Alessandra, acredito que enquanto tutores nos frustramos mesmo diante de alunos assim, porém aprendi muito no Percurso passado - dos Docentes - sobre tentar sempre incluir, exercendo um certo bom senso e flexibilidade, entendendo os ritmos individuais.
Assim, te confesso, não sei se minha posição é correta, mas tenho procurado acompanhar cada caso, incentivando e enviando mensagens no intuito de atraí-los ao Percurso, porém, por mais força de vontade que eles tenham para realizar as atividades, num "mundarel" de coisas acadêmicas para fazer, creio que eles acabam elegendo prioridades e o Percurso acaba ficando em segundo plano, mesmo que esta não seja a vontade deles. Acredito que isso possa estar acontecendo com esta sua aluna, pois aparentemente, ela tem muita vontade de fazer o Percurso, mas talvez algumas particularidades suas estejam a impedindo e ela não está conseguindo abrir mão.
Dessa forma, acabo de aprender mais uma coisa em ser tutor: flexibilidade no planejamento e não se angustiar por possíveis mudanças causadas por determinadas atitudes de alguns alunos...rsrsrsrs
Bom, é só mesmo para compartilhar com você minhas "defesas pessoais" para não ficar tão frustrada e indignada com determinadas situações.
Abraços!!! Estamos juntas nessa!!!
Karol

______

Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Alessandra Junho Gama Belo - quarta, 17 setembro 2014, 17:52
Oi Jacqueline, Renata e Karol:
Nossa, agradeço muito os comentários. Às vezes fico até pensando assim: "Nossa, como eu sou doida de postar isso lá no Curso de Formação de Tutores... Justo eu que estou fazendo Pedagogia!".
Mas aí eu percebo que eu acredito muito neste espaço para me ajudar e hoje vocês confirmaram isso. E preciso aprender muito ainda. Ontem mesmo tive a ajuda da tutora Amanda também sobre questão parecida. Esse meu olhar tem uma trajetória pessoal que venho traçando aos poucos.
Vou ler o texto com muito carinho, Jacqueline. Vai me ajudar bastante.
Karol, acho que sou muito rígida mesmo. Você tem razão: quem sabe flexibilidade pode se tornar uma meta para mim também? Essa crítica excessiva também é uma defesa minha, "podecrê"... rs.
Renata: kkkkk Quer dizer que "os doutores também desistem"? kkkk :o) Já pensou eu, lá na pós, puxando orelha de professor universitário? hahahaha Surreal!
Vlw. Bjos, Abê.


______


Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Mariana Dutra de Carvalho Lopes - segunda, 22 setembro 2014, 11:44
Pessoal, legal a conversa de vocês aí em cima! Gosto quando vejo vocês trocando ideias aqui no ambiente. Isso faz parte da formação, né?
Bom, compartilho os novos pedidos de exclusão:

______


Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Mariana Dutra de Carvalho Lopes - segunda, 22 setembro 2014, 15:22

[...]

Sobre os desistentes, optamos por mantê-los no ambiente. Estamos excluindo apenas aqueles que solicitaram isso. Os que não se manifestaram, apenas se silenciaram, vão permanecer.
Tomamos essa decisão ao ver alguns relatórios de acesso desses desistentes. Muitos navegaram pelo ambiente, alguns até postaram nos fóruns de contato com os tutores. E o GIZ nunca excluiu ninguém de seus ambientes formativos.
Contamos com a compreensão de todos!


______


Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Karol Oliveira de Amorim Silva - segunda, 22 setembro 2014, 15:50
Concordo com esta decisão Mariana!
E tenho que confessar... estava muito resistente de encaminhar nomes dos que eu considerava desistentes, pois por mais que não tivessem feito nenhuma atividade, vi que eles acessavam o ambiente. Então enviei várias mensagens chamando-os para o Percurso e os que se manifestaram dizendo que realmente não poderiam continuar, respondia aos mesmos que solicitassem o cancelamento via e-mail. Assim, aguardava seu retorno do cancelamento para confirmar a desistência.
Por isso compreendo totalmente a atitude de vocês!
Abraços,
Karol

______

Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Alessandra Junho Gama Belo - segunda, 22 setembro 2014, 19:51
Oi Mariana e demais:
Obrigada a você e a todos da equipe por me permitirem revisar meus valores e modelos recebidos durante meu percurso pela educação formal. Tenho aprendido muito com vocês e uma das coisas é justamente buscar compreender o aluno real e não o aluno ideal (que vai lá, faz tudo direitinho, que participa e tal). Hoje eu percebo que há várias formas de participação e que já contextos que interferem mesmo no percurso acadêmico como um todo, incluindo o PDU ofertado pelo Giz. Quero agradecer muito a todos vocês pela paciência, compreensão e oportunidade formativa que venho tendo.
Obrigada.
Abê.

______


Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Maria de Lourdes Coelho - terça, 23 setembro 2014, 10:40
Alessandra,
Estamos todos aprendendo com os erros, acertos e, principalmente, com as trocas que fazemos durante o desafia da tutoria do PDU.
Suas reflexões foram construídas ao longo do processo e não esqueça de inclui-las no portfólio de formação, viu?
Abraços,
Lourdinha.

______


Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Alessandra Junho Gama Belo - terça, 23 setembro 2014, 20:06
Oi Lourdinha e demais:
Pensei nisso mesmo.:o)  Obrigada pelo incentivo.
Mariana, Jacqueline, Carol, Lourdinha e Renata, posso reproduzir os comentários postados aqui no meu portfólio (blog)?
Fiquem à vontade para dizer sim ou não ou para selecionar os trechos que podem ser publicados. E, claro, obrigada pela ajuda.
Bjos,
Alessandra.

______

Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Karol Oliveira de Amorim Silva - terça, 23 setembro 2014, 21:24
Claro Alessandra, sem problema algum!!!
Abraços,
Karol

_____

Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Renata Barbosa Figueira - quarta, 24 setembro 2014, 10:16
Fique á vontade!
Abraços,

______

Re: PDU - turmas por tutor, aula extra e oficinas
por Jacqueline de Castro Laranjo - quarta, 24 setembro 2014, 16:45
Ok Alessandra

fique a vontade

Abraços
Jacqueline Laranjo



Nenhum comentário:

Postar um comentário