Esta reunião aconteceu na Reitoria, tendo início às 09:00 e terminando às 12:00h.
Gostei da reunião, mas me senti bastante confusa. Apesar da competência e do comprometimento de todos que estão na organização dos cursos, sinto que a lógica do curso segue muito tranquila para quem já é veterano no GIZ. Entretanto, para mim que sou novata, muitas informações são de difícil compreensão.
Mas acredito que, aos poucos, eu vou aprendendo. A Jacqueline também me ajuda bastante, eu compartilho com ela minhas dúvidas e acabo conseguindo resolver as coisas. É bom ter alguém solidário por perto e solidariedade é o que não falta na equipe do GIZ.
Seguem, abaixo, meus comentários e dúvidas sobres as orientações para a Aula Inaugural. O texto abaixo foi postado em 16/08/14 no Fórum de Dúvidas do curso Formação de Tutores.
1. Pasta (ALESSANDRA)
- Contém: a lista de presença; folderes; formulário de escolha da oficina.
- Os tutores devem pegá-la no GIZ.
- No meu caso, devo pegá-la às 08:00, para dar tempo de chegar com antecedência ao CAD 2. Haverá alguém no GIZ com as pastas às 08:00h.?
2. Sala/boas-vindas (PAULO E ALESSANDRA)
Organizar
as carteiras em semicírculo (sei que você disse, Lourdinha, que se não
desse tempo, tudo bem, mas eu prefiro este formato para um primeiro
contato devido à interação que proporciona).
O Paulo vai me apresentar como tutora e eu vou assumir continuando a programação.
3. Programação da Aula Inicial (ALESSANDRA)
- Mostrar o folder e distribuí-lo para os alunos
- Pedir que preencham as duas primeiras abas: "O que você traz de bagagem?" e "Como você tem construído a sua estrada? Quais são seus desafios e o que necessita para superá-los?"
4. Apresentação Oral (com base nas respostas do folder) (ALESSANDRA)
- 1 minuto para cada estudante (Um minuto mesmo! Podexa que há estratégias pro manejo o tempo dos falantes... rs.)
5. Apresentação do Prezi com a Proposta do III PDU (ALESSANDRA)
6. Apresentar a descrição das oficinas
Não vou colocar as imagens aqui mas aí vem a descrição de cada oficina.
7. Distribuir o formulário da escola da oficina para os alunos marcarem a 1ª e a 2ª opção (LAÊNIA E CÉSAR)
8. Preenchimento da terceira aba do folder intitulada
"Calendário do III PDU) com os itens: aula inicial, ambientação no
Moodle, oficina online, plano de ação online e seminário de
encerramento. (ALESSANDRA)
9. Recolher dos formulários preenchidos e orgnanizá-los por escolha, considerando-se a primeira opção. (LAÊNIA E CÉSAR)
10.
Abrir a página de acesso do "Minha UFMG" mostrando como se faz, colocar
login e senha, acessar, visualizar a Metaturma
(https://virtual.ufmg.br/20142/course/view.php?id=9677) (ALESSANDRA)
Quem não tem login obviamente já vai perguntar. Por isso, eu acho que aqui a gente já pode passar o contato do LCC.
Aqui,
eu gostaria de falar brevemente o que é "Fórum de Notícias", "Fórum de
Dúvidas", perfil do Moodle e falar um pouquinho de cada aba, ressaltando
que estarei com eles na Metaturma.
11. Esclarecimento de dúvidas e avisos (ALESSANDRA)
- Participação na Semana do Conhecimento (PAULO, você pode me ajudar aqui?);
- Organização do Tempo e Dedicação ao III PDU (prazos, acesso mínimo de duas horas semanais ou três dias na semana)
- Participação no Seminário de Encerramento dia 27/09 (PAULO, você pode me ajudar aqui?)
- Reforçar a urgência de cadastrar o login do "Minha UFMG" no LCC.