quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Reunião de 04 de agosto de 2014

No dia 04 de agosto nos encontramos na sala 09 do GIZ, às 09:00h. da manhã para conversarmos sobre o ambiente virtual.

O objetivo principal da reunião era revisar o ambiente virtual, definindo seu conteúdo para o III PDU.

Os objetivos secundários foram: avaliar a oficina "Leitura e Escrita Acadêmica" ofertada no semestre passado; pensar em estratégias para resolver os quesitos que foram avaliados como insuficientes pelos alunos do II PDU; pensar em estratégias de comunicação da equipe até a data da aula inaugural.

Foi uma experiência muito rica, Jacqueline e Paulo já atuaram como tutores, então estou em um local privilegiado, participando de uma equipe que está me ensinando muitas coisas importantes e agradáveis, porque eu adoro informática e EaD.

Ficou decidido que:

  • Alessandra vai digitar as informações e refazer a apresentação PPT;
  • Jacqueline vai atualizar a Plataforma Moodle.
  • Paulo nos dará suporte e fará a revisão da Plataforma.

De acordo com a reunião, o conteúdo da Plataforma vai ficar de acordo com o esquema abaixo. As partes em vermelho foram revisadas.

PRIMEIRA SEMANA


ABA 1 – APRESENTAÇÃO

  • Fórum de notícias (acesso só para tutores)
Ao entrar no ambiente virtual de aprendizagem- AVA- dessa formação, leia sempre as notícias deste fórum e fique por dentro de tudo o que acontece.

  • Saudação:

Seja bem-vind@, estudante!

Nesta aba você terá a oportunidade de manter-se informado sobre as notícias, participar do "Fórum de Aquecimento", responder a enquete, bem como esclarecer-se sobre os objetivos da Oficina.

  • Descrição da Oficina
  • Objetivo - Possibilitar a ampliação do uso das ferramentas acadêmicas pelos alunos de graduação,  oferecendo aos seus participantes informações sobre conteúdos básicos e reflexões que ampliem seus conhecimentos sobre a leitura e a escrita do tipo acadêmico e que contribuam para a melhoria da qualidade de seus trabalhos e com a construção de sua trajetória na universidade.
  • Conteúdo - Informações básicas sobre normas de escrita acadêmica. Definições sobre os principais gêneros textuais utilizados durante a graduação. Dicas, atividades e reflexões sobre a leitura e a escrita acadêmica voltadas para alunos de graduação.
  • Avaliação da Oficina - Participação no ambiente virtual, via fórum e outros recursos;  entrega das tarefas solicitadas e auto-avaliação.
  • Fórum de Dúvidas (tirar a palavra notícias porque pode confundir os alunos durante o curso já que já tem um “Fórum de Notícias” lá em cima).
Olá!

Este é nosso canal de comunicação e socialização das dúvidas sobre a oficina. Fique atento!
Vocês podem criar novos tópicos de discussão para iniciar um assunto ou clicar nos tópicos existentes para responder ou comentar as mensagens já postadas.
Utilize este espaço para fazer perguntas, esclarecer dúvidas, colaborar respondendo dúvidas dos colegas e enviar sugestões.
Equipe Giz.
  • Fórum de Aquecimento
Olá!
Seja bem vind@ ao nosso Fórum de Aquecimento!
Convidamos você a comentar o video abaixo e falar sobre expectativas, objetivos e interesses referentes à participação nessa oficina.
Aproveite também, se quiser, para apresentar-se para a turma, dizendo seu curso, período e o que gosta de fazer. 
E aí, vamos lá?
Equipe Giz.
VÍDEO (MANUTENÇÃO DO VÍDEO DO SEMESTRE PASSADO)
  • Enquete
Responda: em que atividade você utiliza estratégias de leitura? / qual curso você faz na UFMG?


 


SEGUNDA SEMANA

ABA 2 - Leitura Acadêmica

Nesta parte da oficina, iremos abordar o que é conhecido como "leitura acadêmica de entendimento (understanding)" .
Existem marcantes diferenças entre uma leitura para entretenimento, uma leitura para obter informação e a leitura de entendimento. Embora elas possam também aparecer juntas, a leitura de entendimento (understanding) é teoricamente mais profunda e visa a compreensão de um conteúdo, tema ou assunto, sendo constantemente utilizada durante toda nossa trajetória acadêmica. Você já parou para pensar nas melhores estratégias para otimizar este tipo de leitura? Este é um dos nossos objetivos neste tópico.
Aqui, nós lhe apresentaremos um arquivo dividido em duas partes e uma tarefa a ser realizada. A tarefa você poderá fazer assim que terminar de estudar pelo menos a primeira parte do arquivo "Leitura Acadêmica". Além disso, não deixe de ler os textos de referência e de participar do fórum.
Então, mãos à obra!

  • Textos disponibilizados
  • Power Point 1: Leitura Acadêmica  - Prof.  Jacques  Philippe  Sauvé - UFCG/DSC  (leitura essencial)
  • Power Point 2 : Pesquisa Bibliográfica: Scielo, Domínio Público e Google Acadêmico – Jacqueline Laranjo e Alessandra Junho Gama Belo. (leitura essencial) 
  • Site: O método de leitura SQ3R

  • Tarefa 1: Busca por Artigo (atividade obrigatória)
Para realizar esta tarefa, você deve buscar um artigo relacionado com o curso que você faz (pode ser relacionado a um assunto ou autor do seu interesse) e ler este artigo.
Depois, deve fazer uma reflexão crítica sobre sua leitura, elaborando um texto contendo as seguintes informações:
  • Como busquei este artigo?
  • Qual era meu objetivo ao buscar este artigo?
  • O que encontrei quando li o artigo?
  • Correspondeu às minhas expectativas?
  • Atendeu à minha necessidade sobre o conhecimento desejado?
Não se esqueça de colocar a referência bibliográfica contendo o link de onde você retirou o artigo.


  • Textos de Referência

Estudo sobre a Elaboração do Trabalho Científico: como ler, como estudar, como redigir e como orientar – Madalena Martins Lopes Naves (Parte I - Leitura)

Formação do leitor: criticidade e autonomia - Márcia Aparecida Paganini Cavéquia, Aline Guilherme Maciel, Lucineia Aparecida de Rezende.


  • Fórum: Estratégias de Leitura (atividade obrigatória)

Car@ estudante,
A leitura dos materiais disponibilizados fez você repensar as suas estratégias de leitura? Em que sentido? Conte-nos um pouco sobre suas experiências sobre a leitura acadêmica: facilidades, dificuldades, leituras agradáveis, desagradáveis...

 


TERCEIRA SEMANA


ABA 3 – ESCRITA ACADÊMICA
Neste tópico, iremos adotar um enfoque analítico sobre a escrita acadêmica. Você sabe a diferença entre síntese, fichamento, resumo e resenha? No texto de referência “Estudo sobre a Elaboração do Trabalho Científico: como ler, como estudar, como redigir e como orientar” de Madalena Martins Lopes Naves, você poderá relembrar estas definições, assim como obter algumas dicas sobre a escrita acadêmica de diversos tipos.
Após sua leitura, não deixe também de ler as orientações para fazer a atividade solicitada. Então, mãos à obra!
  • Texto de Referência
Estudo sobre a Elaboração do Trabalho Científico: como ler, como estudar, como redigir e como orientar – Madalena Martins Lopes Naves (Parte II – Redação)

  • Tarefa 1: Escrita a partir de artigo (atividade obrigatória)

Para realizar esta tarefa, você deve ler o texto A Relação entre o Processo e o Produto na Escrita do Texto – Edson Nascimento Campos  e produzir um resumo, uma resenha, um fichamento ou um esquema sobre o texto. Observe que o texto de referência que você leu, de Madalena Martins Lopes Naves, o auxilia a diferenciar cada tipo de síntese citada acima.


  • Fórum sobre plágio (atividade não obrigatória; leitura desejável)

Leia a cartilha Nem tudo o que parece é: entenda o que é plágio – Comissão de Avaliação de Casos de Autoria do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

A partir da sua leitura, participe deste fórum e comente: você sabia o que era plágio antes de ler a cartilha? O que você achou interessante sobre o texto? Você tem informações complementares à Cartilha, sobre plágio acadêmico, que gostaria de comentar?




DEMAIS ABAS


Midiateca

A Midiateca contém textos e links para páginas complementares caso você queira compreender mais sobre a leitura e a escrita acadêmica. Disponibilizamos também algumas páginas interessantes com informações sobre plágio acadêmico. Caso tenha alguma dúvida, por favor poste no Fórum de Dúvidas.


  • FÓRUM DE CONTRIBUIÇÕES

Contribua enviando algum link, texto, vídeo, etc. relacionado ao tema da nossa oficina!


LEITURA E ESCRITA CIENTÍFICAS


PLÁGIO ACADÊMICO